29 de maio de 2012

Cílios... você sabe como cuidar?

Oi pessoal!

Assisti o Programa Bem Estar semana passada e achei esta matéria deles bastante interessante, especialmente para nós mulheres! Você sabia que os cílios merecem cuidados especiais? Os cílios são importantes para a proteção dos olhos contra poeira, insetos e outros problemas que podem machucar a região e assim como todos os pelos do nosso corpo, os cílios se renovam.

Bom... vou mostrar aqui a matéria resumida que tirei do site do programa! Vamos dar uma olhadinha?

Foto: Divulgação.

TIPOS DE PROBLEMAS

Caspa: sinal de blefarite, uma doença crônica que provoca inflamação. Essa inflamação pode piorar com o frio, estresse e ingestão de gordura. Como a blefarite provoca excesso de oleosidade nos cílios, o ideal é lavá-los uma vez por dia com água e shampoo de bebê, para não irritar os olhos.

Terçol: dormir com o produto nos cílios pode causar terçol, uma inflamação provocada por bactérias. Pessoas que tem terçol frequentemente devem evitar o uso do rímel, ou caso queiram continuar usando, a dica é massagear os cílios sempre após retirar o produto.

Tracoma: doença inflamatória dos olhos que provoca repetidas crises de conjuntivite e criam cicatrizes na parte interna superior da pálpebra. Quando a cicatriz aumenta, a pálpebra se deforma e os cílios chegam a tocar o olho, o que pode provocar lesões e até a cegueira. Pode provocar ardência e lacrimejamento e até dor intensa, fotofobia e perda visual. As moscas são transmissoras da doença porque pousam nos olhos, nariz ou boca de uma pessoa infectada e levam a bactéria para outras. Pode ser transmitida de pessoa para pessoa pelo contato físico e compartilhamento de objetos contaminados como toalhas, lenços e fronhas. O tratamento é feito com pomadas e antibióticos. Casos mais graves exigem cirurgia.

CUIDADOS e ALERTAS
- Lavar sempre as mãos antes de mexer nos olhos. 
- O uso constante de máscara nos cílios pode contribuir para a queda deles.
- Sempre remover a máscara dos cílios antes de dormir com produtos específicos.
- Existem produtos que auxiliam no crescimento, porém esse tratamento deve ser feito sempre com acompanhamento médico. 
- Os cílios não crescem onde há cicatrizes. Isto pode ser disfarçado com a maquiagem definitiva, que não é indicada para pessoas que têm queloide ou cicatrização hipertrófica.

CÍLIOS POSTIÇOS
Para alongar os fios é possível fazer isso com aplicação fio a fio de pelos sintéticos que têm aspecto natural. Esse procedimento é recomendado para pessoas com cílios curtos ou espaçados. Há também máscaras com silicone que dão efeito de cílios alongados ou o uso do aparelho curvex, que exige cuidado porque se usado frequentemente pode quebrar os fios. A maneira correta de aplicá-los é depois do uso do curvex, seguido do rímel que deve ser passado de dentro para fora com movimentos da raiz até as pontas.

DICAS
Pessoas com os olhos caídos, os fios dos cílios postiços devem ser colocados na área externa do olho pois ajudam a levantar a expressão. Já os olhos pequenos pedem os fios na parte interna para dar um efeito amplo ao olhar.

CURIOSIDADE
Um produto que pode ajudar no crescimento dos cílios é um medicamento que possui bimatoprosta, uma substância que comprovadamente atua no folículo piloso e proporciona o crescimento ciliar. Mas é preciso cuidado porque esse produto usado para fins estéticos tem contraindicações. É indicado para tratamento de hipotricose, uma condição caracterizada pela quantidade ou qualidade insuficiente dos cílios, e requer prescrição médica. A dermatologista Márcia Purceli alerta que esse medicamento deve ser colocado apenas com o aplicativo que vem junto com o produto. Jamais deve-se colocar o medicamento dentro do rímel. O produto em contato com os olhos pode provocar o escurecimento da íris. Também não deve ser usado nos cílios da parte inferior dos olhos porque pode manchar a pele, provocando olheira.

RESUMÃO

Foto: G1.

Espero que tenham gostado da matéria! Eu achei super interessante!
E vocês... tomam cuidado com os seus cílios??

Beijos, 
Delne.

13 comentários:

  1. Achei muito interessante o post, vou tomar mais cuidado agora!
    Beijos, Paula.
    http://garotasurbanas.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, gostei!!
    Muito boas as dicas mesmo ;D

    Beijos!!
    http://www.malditabeleza.com
    @malditabeleza

    ResponderExcluir
  3. Muito show.
    Eu tenho problema de alergia nos olhos. Por isso, não posso, em hipótese alguma, dormir com máscara de cílios.
    Super post.
    Beijo.
    www.coisasdadeinhah.com.br

    ResponderExcluir
  4. adorei e já fiquei por aqui.
    http://meninamulhercomglitter.blogspot.com
    Bjins,

    ResponderExcluir
  5. Delne..amei o post da tarde..tudo muito bem explicadinho..eu confesso que tenho que cuidar muuito mais dos meus cílios..

    Beijos,
    Jaque

    ResponderExcluir
  6. Nossa, caspa nos cílios, magina. Bom, levando em consideração que meu avô lava os olhos com sabão, ele já está tomando cuidado com os cilios, certo? Shuahsua.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo post. Mto bom!!!
    Coisas q até já sabemos, mas serve de alerta para lembrar dos cuidados. =)
    Valeu!
    Bjussss

    http://mulherunicabysu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post,ótimas dicas,excelente

    Bjoss
    http://manequimdeestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Perdi essa matéria, mas adoro esse programa. uma coisa que faço com frequência é deixar o rímel... tenho que parar com isso antes que aconteça algo grave.

    bjks

    ResponderExcluir
  10. Eu não sabia que os cílios exigiam tanto cuidado... excelente post!
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Eu ando percebendo que, por mais que eu passe o demaquilante, acabo dormindo com um pouco de máscara nos cílios, só percebo no dia seguinte quando tomo banho com água bem quente... Bom saber que preciso cuidar mais dessa área... Mas ainda bem que nunca deu nenhum problema, hehehe!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  12. AMEIIII teu post....eu sofro de quedas pq???eu passo mascara de cilios e não tirava direito...ai caia demaisss!!!eu passei a usar shampoo de baby para tirar...vc conhece essa técnica????adoreiiiiiii suas dicas...eu sempre assisto o programa tb!!!
    Bjusssssssssss
    Passa lá depois!!!

    http://nathysays.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Não vi o programa,adorei o post super importante!!!!

    beijoooooo

    http://relatosdeumadesigner.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá! O que você achou desse post?
Vamos adorar saber a sua opinião... então comente a vontade!
Muito obrigada pela visita! Seja sempre bem vindo! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...