5 de janeiro de 2012

Hamburgo - Alemanha



Oi pessoal,

Hoje vou falar um pouco e mostrar algumas fotos da cidade que conheci na Alemanha, chamada Hamburgo (Hamburg).

Hamburgo é uma cidade-estado (Stadtstaat) localizada no norte da Alemanha, nas margens do Rio Elba. Possui cerca de 1,8 milhões de habitantes sobre 755 km², o que a faz a 2ª maior do país e a 8ª da União Européia.

Hamburgo é uma cidade portuária e seu porto é um dos maiores do mundo. A cidade também é um centro industrial de grande importância. Os muitos canais de Hamburgo são cruzados por mais de 2.500 pontes, mais do que em Amsterdã e Veneza somadas, tornado-se a cidade com mais pontes em seu perímetro urbano que qualquer outra cidade no mundo.

Pesquisando um pouco sobre a cidade para preparar esse post, descobri que a cidade tem alguns vínculos com o Brasil, especialmente com a cidade onde moro, Joinville:

Christian Mathias Schroeder foi um senador de Hamburgo que nos meados do século XIX investiu financeiramente no desenvolvimento da colônia Dona Francisca, que hoje é conhecida como a cidade de Joinville, em Santa Catarina, sul do Brasil. O município de Schroeder (vizinho à Joinville) obteve este nome a partir do seu nome. Portanto, Christian M. Schroeder faz parte da própria história de Santa Catarina e do Brasil. Muitos alemães de oriundos de Hamburgo e de outras regiões vizinhas do norte da Alemanha imigraram para o Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma das características singulares deste povo que contribuíram ao Brasil foi a sua religiosidade, principalmente o luteranismo (Fonte: Wikipédia).

Bom... já falei demais... vamos para as fotos? 

Prefeitura de Hamburgo (Rathaus), construída entre 1886 a 1897 em estilo neo-renascentista, fica na Rathausmarkt. O interior tem 647 salas e para visitá-la é preciso pagar ingresso. Com sua torre de 112 metros de altura, é o mais alto edifício-sede de prefeitura da Europa. Em sua fachada há imagens dos imperadores do Sacro Império Romano-Germânico, pois Hamburgo esteve sob sua soberania.
O passeio de barco pelo Porto de Hamburgo, que começa no cais, é uma ótima opção de passeio. No passeio você consegue ter uma noção de como o porto é grande e super movimentado. Vários tipos de embarcação fazem o transporte de pessoas.




 Este é o Teatro do Rei Leão. Lindo, não é?
 Esta é uma mini praia às margens do Rio Elba. Não estava muito movimentada no dia!
Este é o Dockland, uma das construções mais extravagantes de Hamburgo: um prédio de seis andares de escritórios às margens do Elba. Seu formato inclinado lembra a proa de um navio. Para permitir sua construção, parte do rio foi aterrado. Possui elevadores inclinados e envidraçados que levam a cada andar, possuindo uma vista panorâmica no sexto andar. Não entrei no prédio, mas só de olhar por fora dá para imaginar como deve ser lindo!
Essa é a famosa Currywurst que é um prato típico alemão, muito popular e barato. Consiste basicamente em salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry. Tradicionalmente, o Currywurst pode ser servido com batatas fritas ou com pão, normalmente em um prato em um recipiente de papel, sendo consumido com um pequeno garfo de madeira ou de plástico. Eu provei durante o passeio de barco e amei!
Existem também várias igrejas na cidade e com certeza a que mais gostei de conhecer, principalmente conhecer sua história, é a Igreja de São Nicolau (St. Nikolaikirche). Na verdade, são apenas ruínas, resultado de ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial. A igreja foi o prédio mais alto do mundo entre 1847-1876 e ainda é a segunda mais alta construção em Hamburgo. No subsolo foi construído um memorial, com imagens da cidade e da igreja antes e após os ataques da Segunda Guerra Mundial. Muito comovente ver de perto como tudo aconteceu!
 
Essa torre possui um elevador panorâmico e lá de cima da torre você consegue ter toda a cidade em 360°. Ali também ficam expostas algumas fotos de antes e após Segunda Guerra Mundial, indicando a localização exata de cada prédio e seus nomes. Muito legal!





Outras igrejas são...

Igreja de São Pedro (St. Petrikirche), foi reconstruída em estilo neo-gótico após o grande incêndio de 1842.
Igreja de São Miguel (St. Michaeliskirche), construída entre 1751 a 1762, é a mais importante igreja barroca do norte da Alemanha.
Outro lugar lindíssimo é o Parque Plantas e Flores (Planten un Blomen). Possui 47 hectares e a entrada é franca. Começou a ser construído em 1930. Hoje o parque possui estufas tropicais no centro do parque, tombadas pelo patrimônio histórico. Possui também jardins com flores dos mais diversos tipos e cores, cascatas de água, chafarizes, trilhas... tudo muito bem harmonizado. Muito lindo!









Outro parque muito legal é o Stadtpark, possui várias trilhas com muito verde e lagos. Muitas pessoas vão lá para nadar e tomar sol (inclusive totalmente pelados, na maior naturalidade), fazer churrasco, passar a tarde em família, caminhar, correr, andar de bicicleta, etc. Possui também um grande planetário.


Outro lugar que você não pode deixar de conhecer é a Terra das Maravilhas em Miniatura (Miniatur Wunderland). Distribuídos em uma área de 4.000 metros quadrados, possui vários vagões que percorrem uma extensão de 15.000 metros de trilhos. Embora sejam miniaturas, as casas e pontes, árvores e figuras na escala H0 de ferromodelismo dão a impressão de um lugar gigantesco. Com quase meio milhão de luzes, a instalação parece extremamente realista e a atmosfera criada pelo efeitos luminosos é impressionante. Para controlar os trens, são necessários 60 computadores. O parque fica aberto todos os dias do ano. Vale a pena!
As miniaturas são riquíssimas em detalhes. Reparem nessa foto do navio... tem uma pessoa usando o banheiro e estão removendo a casinha bem na hora. Se forem observadas com cuidados, várias cenas engraçadas podem ser descobertas.
Você também pode interagir com as paisagens. Existem botões durante toda sua extensão que quando acionados algo ocorre no cenário, como por exemplo, um incêndio no prédio antigo ou a movimentação de uma embarcação ou trem.

E é claro, quem vai para a Alemanha não pode deixar de comer seus pratos típicos (a maioria a base de linguiça e batata) e provar as tão famosas cervejas do país. Não me recordo os nomes, mas foi tudo muito bom! As duas primeiras fotos foram no Hofbräuhaus... super recomendo! O pessoal que está comigo na foto são todos amigos brasileiros que moram lá e me receberam muito bem! Viagem inesquecível!


Achei alguma coisas interessantes pela cidade, como por exemplo:
Passeio Turístico em Segway's... o guia até sorriu pra foto! Legal, não é mesmo?
Olhem essa lixeira que fofa... ela diz: "Quando eu crescer, vou ser um Container". Existem várias coisas espalhadas pela cidade com esses balões de falas. Achei muito criativo!
 Parte dos textos retirados do site Alemanha - Férias Inesquecíveis e Wikipédia.

Bom pessoal... esse post foi longo, mas são tantas coisas legais para mostrar!
Espero que tenham gostado! Conheçam Hamburgo... vale a pena!

Beijos, Delne.

19 comentários:

  1. Que lindo!!
    Beijos, Tuanny

    ResponderExcluir
  2. O post está lindo Delne!
    Beijos,
    @jaqueboldt

    ResponderExcluir
  3. Oi Tuanny, Bel e Jaque!!
    A cidade é muito legal mesmo!!
    Que bom que gostaram do post!!

    Beijos, Delne.

    ResponderExcluir
  4. Que fotos lindas!
    É muito bom conhecer outros lugares através dos olhos de outra pessoa!

    Você precisa fazer mais passeios para mostrar no blog!
    Assim, quem não pode fazer (como eu) acompanha junto!! rsrs :D

    bjss

    http://www.precisoaprender.com

    ResponderExcluir
  5. Apaixonei! E o melhor: está na minha lista de viagens! Quero muito conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga! Que lindo esse post!! Adorei!! E que coincidência de Hamgurgo com Joinville né? :) Beijos, Dani

    ResponderExcluir
  7. Ain que todo... me deicou querendo mt mt!! rsrs amei.

    que blog lindo, ainda não tinha passado aqui eu acho rsrs ,amei!!
    me visite tbm flor.

    Rawar -->> World Girl
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. nossa as fotos sao lindas viu
    ^^
    adorei teu blog

    ResponderExcluir
  9. Deve ter sido muito linda a viagem!!! Amei as flores!!! Bjokas

    ResponderExcluir
  10. Que demais essas fotos, as das flores estão lindíssimas!

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://www.retratoseretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa, muito linda a cidade, as comidas parecem ser bem exóticas, muito boa a dica de viagem, bjoo

    ResponderExcluir
  12. obg pela visita *-*
    Já sigo seu blog ,ok?
    bjs.
    Nícia.

    ResponderExcluir
  13. ameiii as fotos!!!


    http://xicabrecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. -
    esses pratos me abriram o apetite, heim!!!
    huuuuuuuuum

    beeeijos

    ResponderExcluir
  15. Estou apaixonada! Que lugar maravilhoso!
    Viajar é desvendar o mundo. Muito bom.

    Beijinho.

    www.coisasdadeinhah.com.br

    ResponderExcluir
  16. *o* que legaal, adoraria ver essse lugar, é tão diferente da nossa cultura aqui no brasil né? Muito legal, ameei o post, Beijos, Giih. ( do blog http://girlsabout.blogspot.com/ )

    ResponderExcluir
  17. que lugar perfeito...
    e que fotos maravilhosas ein?!
    vcs estão de parabéns meninas!!

    (Daiane Paul)

    ResponderExcluir

Olá! O que você achou desse post?
Vamos adorar saber a sua opinião... então comente a vontade!
Muito obrigada pela visita! Seja sempre bem vindo! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...