6 de abril de 2012

Chocolate... mocinho ou vilão?



Oi pessoal,

Tudo bem com vocês?

Hoje é sexta e estamos no feriado de Páscoa! Delícia, não é? O que mais encontramos por aí é o CHOCOLATE por todos os lados e fica difícil resistir a essa tentação! Nunca conheci alguém que não gostasse dessa iguaria e nós mulheres precisamos confessar que não vivemos sem um bom chocolate para nos acalmar nos dias mais difíceis!!

Por isso resolvi falar hoje sobre o CHOCOLATE... será que ele é mocinho ou vilão?

Primeiro, vamos conhecer um pouco da história do chocolate?

   O cacau já era cultivado e consumido pelos índios astecas no México e pelos maias na América Central bem antes da chegada dos colonizadores europeus. Chamado de “cacauhualt”, consideravam um alimento sagrado, presente do deus do vento, Quetzalcoatl, que teria roubado um cacaueiro da Terra dos Filhos do Sol e ofereceu a árvore para os homens. Como as sementes de cacau eram muito valiosas, os índios chegavam a usá-las como moedas.
   As amêndoas de cacau eram trituradas entre pedras e, a partir de então, resultavam em uma pasta escura e amarga que, misturada com água, farinha de milho e algumas especiarias como a baunilha, a pimenta vermelha e gengibre, se transformavam em uma bebida que era destinada somente para consumo em rituais religiosos e comemorações especiais, cujo nome era “Tchocolath”.
   O cacau veio ao Brasil em 1746, chegando no sul da Bahia, com as primeiras sementes trazidas por Luiz Frederico Warneau, um colono francês. As sementes eram plantadas como plantas ornamentais, à margem do Rio Pardo, atualmente é a cidade de Canavieiras.
   Muito tempo depois, após a descoberta do leite em pó, em 1875, o suíço Daniel Peters fez a experiência de adicioná-lo ao chocolate, dando início assim, ao conhecido “chocolate ao leite”.
(Texto retirado do site da Garoto)
Cacau. Foto: Wikipédia.
Amêndoas de Cacau torradas. Foto: Wikipédia.

Como se produz o chocolate?

   O cacau oferece três matérias primas para a produção de chocolate: a massa de cacau, a manteiga de cacau e o cacau em pó. O processo de industrialização do chocolate envolve as seguintes etapas:

- Secagem das sementes
- Torrefação
- Moagem (que gera a massa de cacau)
- Prensagem (que resulta na manteiga de cacau e torta de cacau)
- Outra moagem que produz o cacau em pó (12% de gordura e não contém açúcar).
(Texto retirado do site da Garoto)
Fábrica de Chocolate. Foto: Wikipédia.

Quem consome mais chocolate no mundo?

Segundo o site da Revista Saúde, a média de consumo anual de chocolate por habitante é:

Quais são os tipos de chocolate?

- Amargo: entram na sua composição as sementes de cacau, um mínimo de manteiga de cacau, pouco açúcar e nada de leite. Seu sabor peculiar se deve à maior quantidade de massa do fruto do cacaueiro. Uma barra de 30 gramas fornece 150 calorias.

- Ao leite: licor e manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó ou leite condensado. Esses são alguns dos ingredientes que podem ser incluídos na receita desse chocolate, que é, aliás, creditada ao farmacêutico alemão Henri Nestlé (1814 – 1890). Calorias em 30 gramas: 159.

- Branco: muita gente não o considera digno de ser classificado como chocolate. Isso porque as sementes de cacau não fazem parte da fórmula desse alimento. Para obter o tipo branco, a indústria se vale de uma mistura de leite, açúcar, manteiga de cacau e lecitina. São 164 calorias em 30 gramas.
 (Texto retirado do site da Revista Saúde)

Chocolate ajuda a emagrecer?

   SIM!!! Segundo a Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, que divulgou a pesquisa, afirma que os ácidos fenólicos presentes no cacau são os responsáveis pela ação emagrecedora. "Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade e ainda queimam calorias", explica a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, em São Paulo. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células.
  Como se sabe, essas moléculas engorduradas levam a outras encrencas, sobretudo doenças cardiovasculares e obesidade. Em outras palavras, degustar essa delícia, além de contribuir para um corpo enxuto, deixa a saúde em dia. Pensa que é só? Pois veja esta: Os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina, o que aumenta a ação antiinflamatória, reduzindo os riscos de diabete e aterosclerose, completa Daniela Jobst.
   Outro dado apontado na pesquisa, que, diga-se, foi publicada em uma das revistas americanas de maior prestígio no mundo da nutrição, atribui ao cacau o poder inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. Toda essa riqueza está no chocolate amargo - quanto mais, melhor.
(Texto retirado da Revista Saúde)
Foto: Divulgação.

Quais são as vantagens do consumo regular de chocolate?

   Vários estudos científicos desenvolvidos pelo mundo afirmam que o chocolate amargo é muito bom na hora de emagrecer e manter a saúde, dentre suas vantagens estão:
- Maior sensação de saciedade.
- Menor vontade de consumir doces.
- Sensação prolongada de bem-estar.
- Mantêm os níveis de insulina sob controle.
- Ajuda a combater a depressão.
- Reduz a ansiedade.
- Ajuda a reduzir a pressão arterial por ter ação vasodilatadora.
- Impede a oxidação da gordura ruim (LDL), evitando que placas se acumulem nos vasos.
- Aumenta a imunidade, estimulando a produção de linfócitos, um tipo de glóbulo branco que defende o organismo contra vírus e bactérias.
- Pode auxiliar na proteção dos neurônios contra doenças degenerativas, como o mal de Parkinson e o de Alzheimer.
- Reduz alguns sintomas da TPM, como depressão, e contribui para suprir eventuais carências de minerais, como magnésio, comuns nesse período do mês e também durante fases de estresse agudo.
(Texto retirado do site da Revista Saúde

Como comer o chocolate de maneira correta?

O chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser!
- Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto - uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Isso significa que as versões amargas são as mais recomendáveis.
- Limite sua cota a uma barra pequena por dia, cerca de 30 gramas. Não vale exagerar porque, mesmo sendo saudável, ele contém bastante caloria (100 gramas equivalem, em média, a 530!).
 (Texto retirado do site da Revista Saúde)


Bom pessoal... o que vocês acham?? O chocolate é vilão ou mocinho??

Eu considero o chocolate mocinho, desde que consumido de maneira correta! Mas nem sempre consigo ingerir apenas 30g em um dia e confesso que o chocolate amargo não faz muito minha cabeça, prefiro o ao leite!


Quero aproveitar e desejar a todos os leitores do A&A uma excelente Páscoa! 
Que não sejam apenas chocolates, mas que o verdadeiro sentido, a ressurreição de Jesus Cristo seja o motivo da nossa celebração! Jesus morreu por todos nós, por amor, mas ressuscitou!! 
Que não seja apenas na Páscoa, mas que Ele ressuscite em nossos corações todos os dias, nos trazendo amor, alegria, esperança e coragem para recomeçar!!


Ótimo feriado a todos!!

Beijos,
Delne.

17 comentários:

  1. Meninas , pra variar um texto super esclarecedor né???Estou com muita vontade de chocolate mas o duro é comer na quantidade e qualidades corretos não é ??? Posso pegar algumas informações e colocar no blog da 21 FKT
    beijinhos Ana 21fkt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. dizem que em pequena quantidade é bom pro coração até ... pra mim é mocinho, além do meu amor pro chocolate, sou magrinha, então n tenho muito com o que me preocupar, graças a Deus *-*
    lipstikc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Meninas, adorei saber mais sobre o chocolate... uma páscoa maravilhosa pra vcs... bjokas

    ResponderExcluir
  4. Hummm, quero emagrecer comendo chocolate =D
    Uma Páscoa abençoada pra vocês e toda família!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Delne, é uma delícia mesmo, não consigo viver sem ele!!!Amei saber mais coisitas sobre o meu amor.
    Beijos e boa páscoa!!
    Sheyla
    http://blogdmulheres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pois é, mas como vimos, os brasileiros não tem o costume de comer chocolate, fora na pascoa que a gente enche a cara né? Eu na verdade sou daquelas que gosta mas também não faz falta, já passei dois anos sem comer e nem percebi, não é meu habito comer chocolate, mas agora tô comendo, e vou engordar ou emagrecer, agora estou confusa.

    ResponderExcluir
  7. aaa só sei que ele tem um pouco dos dois, mas e mtooo bom!
    beijinhos *-*

    http://priscilalirow.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse post é uma tentação, rs. Ai que essa páscoa não chega nunca, meus níveis de chocolate estão em baixa precisando ser recarregados, hehehe
    Uma Feliz Páscoa para você.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber mais sobre o chocolate.Amo muito.Sou chocolatra.

    www.boletimdamoda.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Pra mim é mocinho, sempre me ajudando haha

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Bom dia querida
    Agradeço muito seus comentarios no meu blog
    fico muito feliz com sua participação
    vim te desejar FELIZ PASCOA
    e tudo de bom na sua vida♥
    _♥♥_♥♥
    _♥♥___♥♥
    _♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
    _♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
    _♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
    __♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
    ___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
    ____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
    ____♥♥___♥♥__♥♥
    ___♥___________♥
    __♥_____________♥
    _♥____♥_____♥____♥
    _♥____/___@_____♥
    _♥______/♥__/___♥
    ___♥_____W_____♥
    _____♥♥_____♥♥
    _______♥♥♥♥♥
    FELIZ PÁSCOA!!!

    ResponderExcluir
  12. Caramba, é o terceiro blog que visito hoje que fala sobre chocolate.
    O chocolate sem exagero faz bem sim.
    Principalmente os que tem bastante cacau, como o meio amargo!

    Feliz Páscoa!
    Beijo grande!
    vermelhotapete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Citei esse seu post no meu blog, se não se importar.

    ResponderExcluir
  14. Ah, adorei o post, meninas! Um super esclarecimento sobre o chocolate na semana mais propícia do ano para o tal, hehehe! Aproveitando para desejar uma feliz Páscoa para todas vocês!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Nossa hoje o tanto que eu comi ele já passou para vilão hahaha, mas é Páscoa ne, não tem como resistir a essa delícia!!!
    Tô comendo ovo o dia todo socorro hahaha :)
    Adorei o post, bem completo.
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Lutas são assim mesmo, ou vc ama, ou odeia. hahahah..
    bom, eu AMOOOO chocolate, mais infelizmente são os vilões da minha dieta. hahahaha
    Bjnhosss
    Grazi
    www.fitabonita.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá! O que você achou desse post?
Vamos adorar saber a sua opinião... então comente a vontade!
Muito obrigada pela visita! Seja sempre bem vindo! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...